O Rio Grande do Sul seguiu a mesma tendência de abstenção média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do total em todo o Brasil. Enquanto no país, balanço peliminar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontou 27,9%, no Estado número teve leve alta: 28,3% nos dois dias de provas.
Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), os Estados com maior índice de faltosos, no sábado e no domingo, foram Roraima, Bahia e Amazonas. Com menor índice, Piauí, Santa Catarina e Alagoas. No ano passado, a abstenção média chegou a 26,4% e, em 2010, a 28%. O MEC vai divulgar o gabarito das provas na próxima quarta-feira.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse, ainda no domingo, que, até o momento, não foi identificada nenhuma fraude no exame e elogiou a eficiência logística no final de semana. De acordo com Mercadante, foram eliminados 65 alunos que postaram imagens digitais nos dois dias de realização da prova.
— [Os candidatos eliminados] jogaram fora a oportunidade deles e, eventualmente, podendo prejudicar outros, como houve ontem gente dizendo que estava cancelado o Enem. A seriedade tem que ser compartilhada — ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário